FÓRUM FEBRAGEO

Fórum destinado a discussão dos assuntos pertinentes à Federação Brasileira de Geólogos - FEBRAGEO
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Informe FEBRAGEO 01/2017

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Fábio Augusto G V Reis
Admin


Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/01/2017

MensagemAssunto: Informe FEBRAGEO 01/2017   Sab Fev 25, 2017 5:45 pm

Caras(os) Colegas da FEBRAGEO,

Nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2017 foram realizadas duas reuniões ampliadas da diretoria da FEBRAGEO, em Brasília, nas quais participaram 17 geólogas(os) e engenheiras(os) geólogas(os) de vários estados. A seguir é apresentada uma síntese das decisões tomadas e informações das ações em andamento:

INFORME FEBRAGEO 01/2017

1. INFORMES:
1.1) a diretoria já adquiriu o domínio na internet “febrageo.org.br” e está em fase de desenvolvimento do site da entidade. Foi apresentada a estrutura preliminar, solicitando aos presentes sugestões sobre o layout do site e também colaboração na elaboração do conteúdo. Em breve serão divulgados os e-mails institucionais de cada membro da entidade.

1.2) criação e implantação do fórum de debate, organizado pelo Geólogo Padilha. O endereço é forumfebrageo2017.forumeiros.com, que já está em funcionamento e convidamos a todos a participar.

1.3) colaboração da FEBRAGEO no envio de documentos aos advogados da Federação Única dos Petroleiros – FUP para auxílio na elaboração de ação civil pública protocolada por esta entidade junto ao Ministério Público. Foram encaminhados os documentos elaborados pelo Colega Luciano Chagas, que desde já agradecemos pelo excelente trabalho que tem feito. Também será feita uma aproximação junto a outras entidades, como a AEPET, para discutir possíveis ações em conjunto.

1.4) A FEBRAGEO está estimulando a realização de cursos técnicos e eventos de curta duração em parceria com as entidades regionais, para discutir assuntos relacionados aos graves problemas que atingem o país, assim como levantar recursos para ações efetivas da entidade. Está sendo montando calendário anual de eventos e cursos da FEBRAGEO e um banco de cursos potenciais e profissionais que podem ministra-los. Todas as entidades e colegas que queiram demandar algum curso ou evento a FEBRAGEO, por favor encaminhe a demanda a presidência.

1.5) Eleição dos Coordenadores da Coordenadoria da Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas do CONFEA, na qual foram eleitos como Coordenador o Engenheiro de Minas Augusto Cesar Gusmão (representante de GO) e como coordenador adjunto o Geólogo Ronaldo Malheiros Figueira (representante de SP), mantendo-se o diálogo e harmonia entre as duas categorias dentro da Coordenadoria. Também foi reforçado o compromisso das atuais diretorias da FEBRAGEO e da FAEMI em estreitar o diálogo para realização de ações em conjunta sobre os problemas que atingem ambas categorias.

1.6) foi elaborado um banco de contatos com jornalistas de diversas mídias para possibilitar o contato da FEBRAGEO com meios de comunicação. Portanto, convidamos colegas com ampla experiência em determinada área da Geologia e que estejam a disposição para realizar entrevistas e participar de programas, que entrem em contato com a presidência da FEBRAGEO (fabio@ecogeologia.com.br) e a Diretoria de imprensa e divulgação (geologo.elielson@yahoo.com.br) para definirmos o escopo e estratégias de divulgação da Geologia.

2. CALENDÁRIO DE EVENTOS E CURSOS JÁ APROVADOS
2.1) Participação da presidência da FEBRAGEO na Assembleia Geral da AGEPAR, a ser realizada no dia 08/03/17, as 19:00h, a UFPR, em Curitiba. Dentre os assuntos que serão abordados tem-se: ações que a FEBRAGEO está tomando para criação de novos sindicatos, ações contra aos ataques aos serviços geológicos e a situação da Resolução 1073 sobre atribuições profissionais e os cursos de geologia.

2.2) Convocação da reunião ordinária do Conselho de Representantes da FEBRAGEO para o dia 01/04/2017, sábado, na cidade de São Paulo, horário das 8:30 as 12:00 e das 14:00 as 17:00h, com a seguinte pauta:
a) revisão e atualização do Estatuto da FEBRAGEO (as entidades e interessados deverão apresentar sugestões a Comissão de Atualização do Estatuto até o dia 20/03/17 para possibilitar uma sistematização das propostas);
b) discussão da proposta de Criação da Câmara Técnica de Recursos Minerais e Prevenção de Desastres Ambientais junto ao Congresso Nacional para discussão das questões pertinentes da Geologia.
c) ações da FEBRAGEO com demais entidades regionais e nacionais sobre as diversas pauta que atingem o país atualmente, dentre elas: Código de Mineração; venda de ativos da PETROBRAS sem ampla discussão com a sociedade; sucateamento e desmantelamento dos serviços geológicos nacional e estaduais; indicação política sem critério técnico para cargos de gestão em órgãos; reformas atualmente em discussão no Congresso Nacional que atacam vários direitos dos trabalhadores, dentre elas (reformas da previdência e trabalhista); outros assuntos.
obs: o dia 01/04 foi definido, devido ser logo após a realização da reunião ordinária da Câmara Especializada de Geologia e Minas (CCEGM), na qual estarão presentes vários representantes geólogos de entidades regionais, facilitando a participação de todas entidades.

2.3) Reunião da CCEGM nos dias 29 a 31/03/2017, na cidade de São Paulo.

2.4) Curso de Cartografia Geológico-Geotécnica Aplicada à Obras de Engenharia, organizado pelo GEOCLUBE-MT e FEBRAGEO, com apoio da AGEMAT, Sindicato dos Geólogos do MT, CREA-MT e Mutua Caixa de Assistência (http://www.crea-mt.org.br/noticias/noticia.php?id=18165). O curso será ministrado pelo presidente da FEBRAGEO, Fábio Augusto G. V. Reis, e todos os recursos obtidos serão destinados ao GEOCLUBE e a FEBRAGEO. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: geoclubecuiaba@gmail.com  e, as inscrições estão sendo realizadas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe18TjvFkQM5SIGcqrOiqzeeE_1LWA1bs0SQLVskbuf0qkgPw/viewform

2.5) Curso de Auditoria e Pericia em Barragens, a ser realizado na cidade de Belém (PA), entre os dias 02 a 06/05/2017. Esse curso está em fase final de planejamento. O curso será ministrado pelo presidente da FEBRAGEO, Fábio Augusto G. V. Reis, e todos os recursos obtidos serão destinados ao APGAM e a FEBRAGEO. Em breve iremos divulgar mais detalhes.

2.6) Participação do Presidente da FEBRAGEO no X Simpósio SulBrasileiro de Geologia, em Curitiba, entre os dias 04 a 07/06/2017.

2.7) Reunião da CCEGM no Rio de Janeiro, entre os dias 03 a 05/06/2017

2.8 Workshop da CCEGM em Belo Horizonte, entre os dias 18 e 19/09/2017.

Outros eventos de curta duração e cursos estão em fase de discussão e em breve iremos fazer a devida divulgação.

3. OUTRAS DELIBERAÇÕES

3.1) Criação da Comissão de Atualização do Estatuto da FEBRAGEO: Coordenador Ronaldo Malheiros Figueira, Antonio Pedro Viero e Celso de Almeida Bairão (prazo de funcionamento até dezembro 2017): o objetivo dessa comissão é sistematizar as propostas apresentadas por entidades regionais e demais pessoas, sobre a revisão e atualização do Estatuto da FEBRAGEO, para discussão e deliberações nas reuniões ordinária e extraordinárias do Conselho de Representantes da FEBRAGEO que serão convocadas durante o ano, sendo a primeira a ser realizada no dia 01/04/17.

3.2) Criação da Comissão de Mineração: Coordenador Jorge Luiz Padilha (diretor de Política de Geologia e Recursos Minerais) e mais dois membros oficiais a serem escolhidos no fórum Yahoo da FEBRAGEO e/ou fórum febrageoforumeiros (comissão permanente, com renovação a cada 1 ano): levantar a situação do trâmite do Código de Mineração junto ao Congresso Nacional e propor ações a serem implantadas sobre o assunto.

3.3) Criação da Comissão de Petróleo e Gás: Coordenador Orildo Lima e Silva, Ricardo Latgé M. de Azevedo e um membro oficial a ser escolhido no fórum Yahoo da FEBRAGEO e/ou fórum febrageoforumeiros (comissão permanente, com renovação a cada 1 ano): apresentar propostas para discussão e ações no âmbito da FEBRAGEO sobre o setor de Petróleo e Gás.

3.4) Criação da Comissão de Geodiversidade: 3 membros a serem escolhidos no fórum Yahoo da FEBRAGEO e/ou fórum febrageoforumeiros (comissão permanente, com renovação a cada 1 ano): apresentar propostas para discussão e ações no âmbito da FEBRAGEO sobre Geodiversidade.

3.5) Criação da Comissão de Geologia de Engenharia e Ambiental: 3 membros a serem escolhidos no fórum Yahoo da FEBRAGEO e/ou fórum febrageoforumeiros (comissão permanente, com renovação a cada 1 ano): apresentar propostas para discussão e ações no âmbito da FEBRAGEO sobre temas da Geologia de Engenharia e Ambiental.

3.6) Criação da Comissão de Recursos Hídricos: 3 membros a serem escolhidos no fórum Yahoo da FEBRAGEO e/ou fórum febrageoforumeiros (comissão permanente, com renovação a cada 1 ano): apresentar propostas para discussão e ações no âmbito da FEBRAGEO sobre temas da Geologia de Engenharia e Ambiental.

3.7) Criação da FEBRAGEO Jovem: Coordenadora Daiane da Silva Brum (Geoclube MT), Paulo de Araújo Lima Soares Brandão (AGP - PE) e terceiro membro oficial a ser escolhido no fórum Yahoo da FEBRAGEO e/ou fórum febrageoforumeiros (comissão permanente, com renovação a cada 1 ano): apresentar propostas para discussão e ações no âmbito da FEBRAGEO nas universidades para atração de alunos e jovens profissionais para participarem ativamente de nossas entidades, assim como abrir espaço de diálogo com a Executiva Nacional dos Estudantes de Geologia (ENEGE) e os CREA-Jr.

3.8 Criação da Comissão de Posicionamentos Políticos Gerais: Coordenador Caiubi Emanuel Souza Kuhn (Diretor de Assuntos Parlamentares da FEBRAGEO) e 2 membros a serem escolhidos no fórum Yahoo da FEBRAGEO e/ou fórum febrageoforumeiros (comissão permanente, com renovação a cada 1 ano): apresentar propostas para discussão e ações no âmbito da FEBRAGEO sobre temas gerais da pauta política nacional, estadual e municipal.

3.9) Criação da Comissão dos Novos Sindicatos de Geólogos: Coordenador Orildo Lima e Silva, Ronaldo Malheiros Figueira e Nivaldo José Bósio (prazo de funcionamento de 2 anos): realizar levantamento sobre a legislação para criação de novos sindicatos de Geólogos sistematizando documento específico sobre os procedimentos necessários para criação desses novos sindicatos e a situação em cada estado/região, incluindo da relação com os SENGEs estaduais.

3.10) Comissão do Simpósio Brasileiro dos Geólogos e Engenheiros Geólogos, comemorando os 40 anos da FEBRAGEO/CONAGE, no segundo semestre de 2018: membros Fábio Augusto Gomes Vieira Reis, Caiubi Emanuel Souza Kuhn e Antonio Pedro Viero (prazo de funcionamento até março de 2019): preparar ações coordenadas com outras entidades regionais e nacionais para comemoração dos 40 anos da FEBRAGEO e dos 60 anos dos primeiros cursos de Geologia.

3.11) Elaboração de proposta de Criação da Câmara Técnica de Recursos Minerais e Prevenção de Desastres Ambientais junto ao Congresso Nacional para discussão das questões pertinentes da Geologia no âmbito legislativo nacional: responsável Caiubi Emanuel Souza Kuhn.

Os procedimentos a serem adotados pelas comissões será por meio da apresentação de propostas de ações sobre cada tema, a serem discutidas por todos nos fóruns da FEBRAGEO e, posteriormente, para deliberação da Diretoria da FEBRAGEO. Os membros oficiais de cada comissão tem a função de incentivar a discussão dos assuntos e, em seguida, sistematizar propostas escritas a serem encaminhadas a Diretoria. Destaca-se que todas pessoas poderão participar das discussões de cada comissão, contudo, os membros são definidos.

Outras comissões poderão ser criadas conforme sugestões e demanda.

Qualquer dúvida estamos a disposição, cordialmente

Prof. Dr. Fábio Augusto Gomes Vieira Reis
Presidente da FEBRAGEO
Depto. de Geologia Aplicada – UNESP – Rio Claro - SP
Geólogo e Eng. Civil
19-98155-8004
fabioreis@rc.unesp.br ou fabio@ecogeologia.com.br
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Informe FEBRAGEO 01/2017
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Material Adequado - Comvest 2017
» Divisores de N * Epcar 2017
» PROFMAT 2017 (15)
» UNICAMP 2017 - 1ª Fase - O que vocês acharam?
» nota de corte da UNESP 2017 vai subir muito?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FÓRUM FEBRAGEO :: Principal :: Imprensa e Divulgação-
Ir para: