FÓRUM FEBRAGEO

Fórum destinado a discussão dos assuntos pertinentes à Federação Brasileira de Geólogos - FEBRAGEO
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Novo Tópico   Responder ao tópicoCompartilhe | 
 

 Agência de Mineração será criada por Medida Provisória Notícias de Mineração

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Jorge Luiz Padilha
Admin
avatar

Mensagens : 69
Data de inscrição : 11/01/2017
Idade : 66
Localização : Belo Horizonte

MensagemAssunto: Agência de Mineração será criada por Medida Provisória Notícias de Mineração   Qui Mar 23, 2017 6:11 pm

Agência de Mineração será criada por Medida Provisória Notícias de Mineração – 22/03/2017
Notícias da Mineração - Ministério de Minas e Energia



Vicente Lôbo, secretário de Geologia e Mineração disse hoje que agência vai ser criada por medida provisória. O Ministério da Casa Civil concordou que a Agência Nacional de Mineração seja criada a partir de uma proposta de envio por Medida Provisória, afirmou hoje (22) Vicente Lôbo, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. Sem especificar datas, o secretário disse apenas que pretende neste biênio de governo colocar a pauta em prática com urgência. Uma vez criada, a agência substitui o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que será extinto.

"Não é uma pauta fácil. Mas a Casa Civil vai acolher o envio de proposta da ANM por envio de Medida Provisória. Isso já está acertado. A agência é necessária, imprescindível e precisa ser construída à luz de uma nova estrutura, uma nova conjuntura", disse Lôbo nesta quarta-feira em Brasília durante fórum realizado pela Associação Nacional de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM).

Segundo o secretário, será feita uma adequação na estrutura real do DNPM para a estrutura necessária de governança da agência, "Estamos buscando alternativas, buscando formas. Nós precisamos da agência. O setor quer a criação da agência. Nós alinhamos com o Ministério do Planejamento e vamos fazer o que é possível neste momento", afirmou. À expectativa do Ministério de Minas e Energia (MME) é que com a criação da ANM haja maior neutralidade e independência do órgão regulador, um corpo técnico mais valorizado, estimulado e capacitado, maior especialização técnica, clareza das normas, menos judicialização, além de decisões mais democráticas, transparentes e legítimas.

Lôbo disse que a criação da ANM é uma das principais propostas do Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira, do MME, em conjunto com projetos de lei, como alteração do código de mineração, alíquota da CFEM, entre outros decretos como a extinção da Reserva Nacional do Cobre.

A Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM) realiza nesta quarta-feira em Brasília (DF) o seminário Desafios e Propostas para a Atração de Investimentos no Setor de Exploração Mineral Brasileiro. O evento conta com a cobertura do Notícias de Mineração
Brasil (NMB). Projeto de Lei 5807/2013 Na proposta anterior, a ANM seria criada por projeto de lei. O projeto 5807/2013 foi enviado em junho de 2013, durante o Governo Dilma, para apreciação do Congresso Nacional. Depois de passar por uma comissão especial, e sofrer mais de 300 emendas, entrou na pauta de votação em fevereiro de 2016, mas não chegou a ser votado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://forumfebrageo2017.forumeiros.com
 
Agência de Mineração será criada por Medida Provisória Notícias de Mineração
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Indígenas, canibais e etc\'s serão salvos?
» internet: será a marca da globalizaçao do dominio da besta?
» A ressurreição dos Justos será antes ou depois do milênio ?
» Mudanças para as próximas convocações, será verdade????
» Qual A Medida Do Ângulo...?

Permissão deste fórum:Você pode responder aos tópicos neste fórum
FÓRUM FEBRAGEO :: Principal :: Política de Geologia. de Recursos Minerais e Assuntos Parlamentares-
Novo Tópico   Responder ao tópicoIr para: