FÓRUM FEBRAGEO

Fórum destinado a discussão dos assuntos pertinentes à Federação Brasileira de Geólogos - FEBRAGEO
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 INFORME FEBRAGEO 03/2017 - Reunião do Conselho de Representantes da Febrgeo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Jorge Luiz Padilha
Admin
avatar

Mensagens : 83
Data de inscrição : 11/01/2017
Idade : 66
Localização : Belo Horizonte

MensagemAssunto: INFORME FEBRAGEO 03/2017 - Reunião do Conselho de Representantes da Febrgeo   Seg Abr 10, 2017 8:47 am

____________________________________________________________________________________________________
Avenida Alvares Cabral, 1600. 2° andar/ Sala 03. Belo Horizonte – MG CEP: 30170-917
presidencia@febrageo.org.br
INFORME FEBRAGEO 03/2017
Caras(os) Colegas da FEBRAGEO,




No dia 01/04/2017 foi realizada Reunião do Conselho de Representantes da FEBRAGEO com a participação dos seguintes representantes oficiais das entidades regionais: Jean Carlos Vargas (delegado pela AGEPAR); Abdel Majid Hach Hach (delegado pela AGEPAR); Sheila Klener Jorge de Sousa (presidente da AGEMAT e representante do Sindicato dos Geólogos do Estado do Mato Grosso); Caiubi Emanuel Souza Kuhn (presidente do GEOCLUBE e representante do Sindicato dos Geólogos do Estado do Mato Grosso); Marcos Saraiva Pimenta (presidente da ACGEO); Iloé Listo de Azevedo (delegado pela APGAM); Celso de Almeida Barão (Secretário Geral da FEBRAGEO e presidente da APG-SP); Claudio Amaral (presidente da APG-RJ); Renato R. Cabral Ramos (delegado APG-RJ); Ronaldo Malheiros Figueira (Tesoureiro da FEBRAGEO e representante do SIGESP); Fernando Lúcio Borges Cunha (presidente da ABG); Jorge Luiz Padilha (delegado do SINGEO-MG); e Fábio Augusto Gomes Vieira Reis (presidente da FEBRAGEO). Como convidados compareceram os seguintes profissionais: Ricardo Latge Milward de Azevedo (Conselheiro Fiscal da FEBRAGEO – RJ); Jorge Luiz Albuquerque (SIGESP); Nivaldo José Bosio (Conselheiro Fiscal da FEBRAGEO – SP). Participaram, ainda, via videoconferência os geólogos: Orildo Lima e Silva (diretor da FEBRAGEO e representante da AGERN); José Vitoriano Britto (presidente da APGCE e Conselheiro Fiscal da FEBRAGEO – CE), Antônio Christino Lyra (representante da AGP e Conselheiro Fiscal da FEBRAGEO – PE); e Paulo de Araújo Lima Soares Brandão (representante da AGP-PE).
Inicialmente, gostaríamos de agradecer ao Instituto de Geociências da USP, em nome da assistente Lárgila Regina B. M. Figueira e ao SIGESP, em nome dos geólogos Ronaldo Malheiros Figueira e Jorge Luiz Albuquerque, assim como as entidades regionais e seus representantes, por todo apoio e colaboração a FEBRAGEO para realização do Conselho de Representantes.
____________________________________________________________________________________________________
Avenida Alvares Cabral, 1600. 2° andar/ Sala 03. Belo Horizonte – MG CEP: 30170-917
presidencia@febrageo.org.br
No Conselho de Representantes foram apresentados os seguintes informes de atividades da FEBRAGEO:
• Realização do Curso de Cartografia Geológico-Geotécnica Aplicada à Obras de Engenharia. 6 e 7/04/17, Cuiabá: ministrado pelo Prof. Fábio A. G. V. Reis. Organizado pelo GEOCLUBE-MT e FEBRAGEO;
• Palestra “O Pré-Sal e sua Importância para o Brasil”, com o Geólogo Guilherme Estrela, dia 18/04/17, às 19h, em Belo Horizonte, no auditório no 6º. andar do CREA-MG. Organizado pelo SINGEO-MG e FEBRAGEO
• Palestra do Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos, com lançamento de seu novo Livro Cidades & Soluções, na UNESP, campus de Rio Claro, no dia 24/04/17, com início às 8:30h, na sala de videoconferência do didático 2 do IGCE. Organizado pela FEBRAGEO e IGCE/UNESP.
• Curso de Auditoria e Perícia de Barragens, a ser realizado entre os dias 2 a 6/05/17, Belém (PA): ministrado pelo Prof. Fábio A. G. V. Reis. Organizando pela APGAM, FEBRAGEO e UFPA.
• Parabenizar e agradecer a Associação Profissional dos Geólogos de Pernambuco – AGP pelos 53 anos de atuação em defesa da Geologia, não somente no estado de Pernambuco, mas em todo o país.
• Convite, feito pelo Presidente Marcos Saraiva Pimenta da ACGEO, a todos geólogos do Brasil para o Lançamento do Sindicatos de Geólogos do Espírito Santo que será feito em comemoração ao dia do Geólogo, no final do mês de maio.
• Foi adquirido o novo domínio da FEBRAGEO: febrageo.org.br, sendo que os e-mails institucionais da FEBRAGEO já estão em funcionamento. O site da FEBRAGEO já está em fase de desenvolvimento e em breve será lançado oficialmente.
• As próximas reuniões do Conselho de Representantes da FEBRAGEO serão realizadas nos dias (as convocações e informações mais detalhadas serão fornecidas nos próximos meses):
➢ 06 de julho de 2017, no Rio de Janeiro (RJ), em seguida a reunião ordinária da Câmara Especializada de Geologia e Minas.
____________________________________________________________________________________________________
Avenida Alvares Cabral, 1600. 2° andar/ Sala 03. Belo Horizonte – MG CEP: 30170-917
presidencia@febrageo.org.br
➢ 08 a 10 de agosto de 2017, em Belém (PA), durante a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA).
➢ 20 de setembro de 2017, em Belo Horizonte (MG), em seguida ao Workshop da Câmara Especializada de Geologia e Minas
➢ Em novembro/dezembro de 2017, em Brasília (DF), em seguida a reunião ordinária da Câmara Especializada de Geologia e Minas.
Foi realizada apresentação e discussão sobre a criação de sindicatos de Geólogos pelo advogado Tiago Cunha do Estado do Pará que está dando assessoria a FEBRAGEO e as entidades regionais que tem interesse organizar novos sindicatos, conforme suas especificidades políticas locais.
As seguintes deliberações foram tomadas:
• Cada Entidade Regional irá realizar discussões sobre propostas de mudanças a serem feitas no Estatuto da FEBRAGEO, sendo que as mesmas devem ser apresentadas por cada entidade até o dia 31 de maio de 2017, devendo ser encaminhadas para Ronaldo Malheiros Figueira, coordenador da Comissão de Atualização do Estatuto da FEBRAGEO, nos e-mails (tesouraria@febrageo.org.br e romafigueira@gmail.com), com cópia para presidência da FEBRAGEO no e-mail (presidencia@febrageo.org.br);
• Apresentação do Diretor de Assuntos Parlamentares Caiubi Emanuel Souza Kuhn (presidente do GEOCLUBE e SINGEMAT) do Relatório Legislativo, sobre o levantamento das frentes parlamentares e comissões permanentes no Congresso Nacional que abordam temas ligados a Geologia para ações da FEBRAGEO, sendo que esse relatório será disponibilizado aos interessados no Fórum da FEBRAGEO e forumeiros, além de outras mídias sociais. Foi deliberado que nesse momento não será feita a proposta de criação da Câmara Técnica de Recursos Minerais e Prevenção de Desastres Ambientais junto ao Congresso Nacional, mas concentrar as ações da FEBRAGEO junto as frentes parlamentares e comissões permanentes existentes, especialmente, a Frente Parlamentar da Mineração, Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras, Frente Parlamentar da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional e a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas. As ações se concentrarão no contato dos
____________________________________________________________________________________________________
Avenida Alvares Cabral, 1600. 2° andar/ Sala 03. Belo Horizonte – MG CEP: 30170-917
presidencia@febrageo.org.br
coordenadores dessas frentes e comissões para saber o calendário de atividades e audiências públicas, assim como na preparação de documentos da FEBRAGEO para apresentar as mesmas.
• Propostas de captação de recursos financeiros para FEBRAGEO por meio de calendário de eventos e cursos, com parceria com as entidades regionais, empresas e sistema CONFEA/CREA/Mutua. Buscar a criação de novos sindicatos em estados que haja possibilidade política, assim como acordos com sindicatos estaduais de engenheiros e geólogos para repasse da contribuição sindical para os próximos anos. Cada entidade interessada em realizar em conjunto com a FEBRAGEO, eventos e cursos, devem encaminhar propostas para o e-mail presidencia@febrageo.org.br
• Ações de denúncias sobre as indicações políticas com desvios de funções e fazer questionamentos no CREA e no ministério público. Acompanhar o processo legislativo da tramitação do Projeto de Lei de regulamentação do Geofísico. Estímulo aos cursos de Geofísica cadastrarem junto ao CREAs, para estimular a discussão junto as CEAP/CREAs sobre a situação dos geofísicos. Outros posicionamentos políticos específicos da FEBRAGEO serão discutidos na Comissão de Posicionamentos Políticos Gerais, com apresentação de documentos para serem deliberados pela Diretoria.
• Definição dos integrantes da Comissão de Mineração: coordenador Jorge Luiz Padilha (MG), Sheila Klener Jorge de Sousa (AGEMAT e SINGEMAT) e convite a ser feito ao geólogo Agamenon Dantas. A comissão tem como objetivo levantar a situação do trâmite do Código de Mineração junto ao Congresso Nacional e propor ações a serem implantadas sobre o assunto, incluindo a organização de eventos e cursos na área e ações em conjunto com outras entidades do setor.
• Definição dos integrantes da Comissão de Petróleo e Gás: coordenador Orildo Lima e Silva (RN), Ricardo Latgé M. de Azevedo (RJ) e convite a ser feito a geóloga Ana Patrícia Laier. A comissão tem como objetivo apresentar propostas para discussão e ações no âmbito da FEBRAGEO sobre o setor de Petróleo e Gás, incluindo a organização de eventos e cursos na área e ações em conjunto com outras entidades do setor.
____________________________________________________________________________________________________
Avenida Alvares Cabral, 1600. 2° andar/ Sala 03. Belo Horizonte – MG CEP: 30170-917
presidencia@febrageo.org.br
• Alteração da denominação da Comissão de Geodiversidade para Comissão de Geoconservação: coordenador Jean Carlos Vargas (AGEPAR), Renato R. Cabral Ramos (APG-RJ) e Daniel Nava (AM). A comissão tem como objetivo apresentar propostas para discussão e ações no âmbito da FEBRAGEO sobre Geoconseração, especialmente auxiliar na elaboração da Política Nacional de Geoconservação, incluindo a organização de eventos e cursos na área e ações em conjunto com outras entidades do setor.
• Definição dos integrantes da Comissão de Geologia de Engenharia e Ambiental: coordenador Abdel Majid Hach Hach (AGEPAR), Álvaro Rodrigues dos Santos (SP) e Sheila Klener Jorge de Sousa (AGEMAT e SINGEMAT). A comissão tem como objetivo apresentar propostas para discussão e ações no âmbito da FEBRAGEO sobre Geologia de Engenharia e Ambiental, incluindo a organização de eventos e cursos na área e ações em conjunto com outras entidades do setor.
• Definição dos integrantes da Comissão de Recursos Hídricos: coordenador Fernando Lúcio Borges Cunha (ABG), Gustavo Athaíde (UFRGS) e Elvis Roberto da Silva (presidente AGERN). A comissão tem como objetivo apresentar propostas para discussão e ações no âmbito da FEBRAGEO sobre Recursos Hídricos, especialmente, propostas para o Fórum Mundial de Águas que será realizado em 2018 no Brasil, incluindo a organização de eventos e cursos na área e ações em conjunto com outras entidades do setor.
• Definição dos integrantes da FEBRAGEO Jovem: Coordenadora Daiane da Silva Brum (GEOCLUBE - MT), Paulo de Araújo Lima Soares Brandão (AGP - PE) e convite a ser feito para o ENEGE – Executiva Nacional dos Estudantes de Geologia indicar um representante. A comissão tem como objetivo apresentar propostas para discussão e ações no âmbito da FEBRAGEO nas universidades para atração de alunos e jovens profissionais para participarem ativamente de nossas entidades, assim como abrir espaço de diálogo com a Executiva Nacional dos Estudantes de Geologia (ENEGE) e os CREA-Jr, incluindo a organização de eventos e cursos.
• Definição dos integrantes da Comissão de Posicionamentos Políticos Gerais: Coordenador Caiubi Emanuel Souza Kuhn (GEOCLUBE – MT), Marcos Saraiva
____________________________________________________________________________________________________
Avenida Alvares Cabral, 1600. 2° andar/ Sala 03. Belo Horizonte – MG CEP: 30170-917
presidencia@febrageo.org.br
Pimenta (presidente da ACGEO) e Jorge Luiz Padilha (MG). A comissão tem como objetivo apresentar propostas para discussão e ações no âmbito da FEBRAGEO sobre temas gerais da pauta política nacional, estadual e municipal, incluindo a organização de eventos e cursos na área e ações em conjunto com outras entidades.
• Recadastramento de todas as entidades regionais junto a FEBRAGEO.
Qualquer dúvida estamos à disposição, cordialmente
Prof. Dr. Fábio Augusto Gomes Vieira Reis
Presidente da FEBRAGEO
____________________________________________________________________________________________________
Avenida Alvares Cabral, 1600. 2° andar/ Sala 03. Belo Horizonte – MG CEP: 30170-917
presidencia@febrageo.org.br
____________________________________________________________________________________________________
Avenida Alvares Cabral, 1600. 2° andar/ Sala 03. Belo Horizonte – MG CEP: 30170-917
presidencia@febrageo.org.br
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://forumfebrageo2017.forumeiros.com
 
INFORME FEBRAGEO 03/2017 - Reunião do Conselho de Representantes da Febrgeo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Aumento do limite da dívida EUA foi pra acobertar a criação do Conselho dos 13
» Conjuntos (reunião)
» Probabilidade - (reunião de casais)
» Conjuntos (reunião dos círculos de raio r)
» Pegadinhas para quem estuda baseado na ORDEM

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FÓRUM FEBRAGEO :: Principal :: Imprensa e Divulgação-
Ir para: