FÓRUM FEBRAGEO

Fórum destinado a discussão dos assuntos pertinentes à Federação Brasileira de Geólogos - FEBRAGEO
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 “WORKSHOP” – PANORAMA ATUAL E PERSPECTIVAS DA MINERAÇÃO BRASILEIRA - DIA S 18 E 19/09/2017 – BELO HORIZONTE – CREA – MG

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Jorge Luiz Padilha
Admin
avatar

Mensagens : 83
Data de inscrição : 11/01/2017
Idade : 66
Localização : Belo Horizonte

MensagemAssunto: “WORKSHOP” – PANORAMA ATUAL E PERSPECTIVAS DA MINERAÇÃO BRASILEIRA - DIA S 18 E 19/09/2017 – BELO HORIZONTE – CREA – MG   Qua Set 20, 2017 3:22 pm



“WORKSHOP” – PANORAMA ATUAL E PERSPECTIVAS DA MINERAÇÃO BRASILEIRA -  DIA S 18 E 19/09/2017 – BELO HORIZONTE – CREA – MG
Foi realizado com grande sucesso o workshop acima, o qual contou com mais de 200 participantes, geólogos, engenheiros de minas e técnicos do setor mineral.
Foram discutidos assuntos políticos como Mudanças no código de mineração de 1967 que contou com a palestra inicial do Secretário de Geologia e Mineração do MME, Eng. de Minas Vicente Lobo, e a mesa composta pelos Geólogos Fábio Reis, presidente da Febrageo e Antônio Geraldo, presidente do Singeo-MG e do Eng. de Minas Régis Wellausen Dias, presidente da Faemi - Federação das Associações de Engenheiros de Minas.
Entre os assuntos técnicos, tivemos palestras do Projeto Minas Rio da Anglo American, painel da tarde sobre água e reciclagem de rejeitos com o geólogo e eng. de minas Evandro Morais da Gama e geólogo Marcelo Martins.

Muito interessante e atual a palestra do Consultor Independente George Liu Kwong Ching  sobre Economia Circular que trata de reciclagem de materiais e a sua economia.
Na parte final, no dia 18 a tarde aconteceu a reunião conjunta da Faemi – Federação dos Engenheiros de Minas e Febrageo, onde voltou-se a discutir as mudanças do código com apresentações do geólogo Jorge Luiz Padilha, Eng. de Minas Paulo Mello, Eng. de Minas Régis Wellausen e geólogo Caiubi Khun.
Neste painel, o representante da Faemi Eng. Régis mostrou a tabela abaixo que mostra os quantitativos de empregos e receitas geradas por 1 há de terras ocupada pela mineração e pela Agricultura. A mineração gera muito mais empregos e receitas por um hectare ocupado, mas hoje, principalmente pelo desastre da Barragem de Mariana é colocada como o vilão do meio ambiente.
O fato que sem a mineração a sociedade moderna não teria todas as comodidades como a sua casa, o seu transporte (ônibus, avião, navio),os seus utensílios domésticos e os telefones celulares. Abaixo a tabela da Fundação Getúlio Vargas, mostrando as diferenças entre 1 há de terra ocupado pela mineração e pelo agronegócio.




A principal conclusão final do encontro foi de que a mineração, através dos seus órgãos representativos como as associações de profissionais e de empresários, bem como os órgãos do governo envolvidos devem explicar melhor a sociedade todos estes aspectos benéficos da mineração.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://forumfebrageo2017.forumeiros.com
 
“WORKSHOP” – PANORAMA ATUAL E PERSPECTIVAS DA MINERAÇÃO BRASILEIRA - DIA S 18 E 19/09/2017 – BELO HORIZONTE – CREA – MG
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Critica de Ariano Suassuna sobre o “Forró” atual
» Enfim a versão em linguagem atual do Novo Testamento - Texto Receptus
» Tema: "O vazio da atual cultura brasileira."
» Dúvida sobre o "Modelo Atômico Atual"
» LOUVOR E ADORAÇÃO! Levitas na igreja atual! (Aula 03 - Janeiro 2014)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FÓRUM FEBRAGEO :: Principal :: Política de Geologia. de Recursos Minerais e Assuntos Parlamentares-
Ir para: